Sistema de informção e processos
Quando servem para a tomada de decisão – A informação deve auxiliar a tomada de decisão. Ela ajuda a verificar o andamento do desempenho para que sejam tomadas ações corretivas.
Quando servem como fator de produção – A informação serve para permitir a fluência do trabalho no dia a dia, ou seja, para a criação de produtos, entrega de serviços, etc.
Quando servem como fator determinante do comportamento (caso de indicadores e metas) – A informação influencia o comportamento de indivíduos tanto internamente, quanto externamente à organização. Vale salientar que ela é utilizada por toda a empresa
Inteligência Competitiva surgiu devido a quais necessidades: Credibilidade Atualmente, podemos acessar a internet e conseguir muitas informações de blog e até de wikipédias e outras fontes geradas por qualquer pessoa, mas como sabemos que são confiáveis? Devemos ter cuidado nas fontes, de onde estamos extraindo a informação, revistas indexadas, jornais, etc. Custo Toda informação confiável tem um custo embutido, por exemplo, se extraímos a informação dos livros da biblioteca, eles têm um custo que se paga na matrícula, ou quando acessamos a banco de dados de revistas indexadas, também há um custo de inscrição, ou quando fazemos pesquisas através de sistemas inteligentes, também há um custo. Como analisar Existe método para analisar a informação coletada, por exemplo, quando a coletamos por meio de entrevistas, documentos e observações, podemos fazer uma triangulação dos dados, verificando que o que a entrevista diz, condiga com os documentos e com as observações. Como monitorar A informação muda com o tempo, pois um dia pode ter sido válida e, no outro, não ter mais validade. Um bom pesquisador sempre está na vanguarda das informações que surgem no decorrer do tempo e se atualizando com a evolução dos assuntos do seu interesse.
As 5 etapas de um processo de inteligência competitiva
1. Identificação