Sistema de informações
NOTAS DE AULA
(Parte 1)
Prof. Eduardo Carneiro Campêlo Junior
1( Semestre / 2011
I - NOTAS DE AULA
1- SISTEMAS DE INFORMAÇÕES - CONCEITOS
A noção de SISTEMA é bastante primitiva (não é facilmente definida em função de conceitos mais simples), e como tal, aplica-se a quase tudo que existe, que seja complexo e organizado.
Sistema : “é uma combinação de partes (elementos) de modo que concorram para um certo resultado” (Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa);
Sistema : conjunto de elementos quaisquer ligados entre si por cadeias de relações, de modo a constituir um todo organizado concorrendo para um certo resultado (Gordon B. Davis - Management Information Systems).
Um sistema (o todo) é composto de elementos (as partes). Ao conceber (ou imaginar) um sistema, entretanto, é necessário incluir mais dois atributos : o conjunto das relações que ligam entre si os elementos do sistema e o conjunto de atividades desses elementos, bem como o objetivo ou função a ser cumprida pelo sistema.
Portanto, a consideração de um sistema implica sempre que se trate com três conjuntos :
o conjunto de elementos que compõem o sistema;
o conjunto das relações desses elementos entre si; e
o conjunto das atividades (efetivas ou potenciais) desses mesmos elementos
O elemento deve ser concebido como elemento ativo, simultaneamente afetado por e afetando o meio ambiente. Esse meio pode ser “interior” ou “exterior” ao sistema , ou ambos.
Teoria de sistemas ( para conhecermos bem uma estrutura organizacional ao ponto de podermos analisá-la e inferir conclusões, é necessário identificarmos suas partes, os relacionamentos entre elas, o ambiente em que a organização está inserida e as ligações entre este e a organização como um todo, assim como os seus objetivos.
Assim precisa estar definido o ambiente, o supersistema, o sistema e suas fronteiras, as partes do sistema e todas as ligações entre estes elementos.
➢