Sistema de informações para uma rede de lojas de materiais de construção
Alberto é gerente de uma loja de materiais de construção, que faz parte de uma rede de dez lojas distribuídas geograficamente por toda a região sudeste do Brasil.
Uma das funções de Alberto é definir promoções sazonais de produtos conforme as necessidades da região de sua loja e da disponibilidade de produtos. A Direção Geral da rede delega autonomia a cada gerente de loja para a definição de uma estratégia local de promoções.
Em cada uma das lojas da rede está disponível um sistema informatizado de controle dos estoques de produtos, de faturamento, de contas a receber e de controle de caixa. Estes sistemas são operados nas lojas e atualizam os dados centralizados em um banco de dados gerenciado no escritório central da rede. A cada operação realizada nas lojas os dados de produtos, estoques, compras e pagamentos são atualizados imediatamente no banco de dados. Para isso existe uma infra-estrutura de rede de telecomunicações que conecta todas as lojas ao escritório central.
Nas lojas é possível fazer diversas consultas ao sistema, entre elas as compras feitas por um cliente e a movimentação do estoque local da loja para determinado produto. Cada gerente de loja pode também obter relatórios mensais para avaliação do desempenho das vendas da loja e do desempenho mensal de cada um dos vendedores.
As compras de produtos são centralizadas no escritório central, que envia pedidos de compra aos fornecedores pela internet. Inicialmente os produtos entram no estoque central e depois são distribuídos para os estoques de cada loja. A Direção pode consultar a qualquer momento relatórios gráficos sobre o desempenho geral da rede, úteis para a tomada de decisões estratégicas.
Tanto nas lojas quanto no escritório central estão também disponíveis recursos para comunicação por e-mail e planilhas