Sistema de Informações Gerenciais
Um dos sistemas mais conhecidos é o SIG. O SIG abrange uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informação rotineira aos gerentes e aos tomadores de decisão. O foco de um SIG é, principalmente, a eficiência operacional. Marketing, produção, finanças e outras áreas funcionais recebem suporte dos sistemas de informação gerencial e estão ligados através de um banco de dados comum. O SIG teve seu surgimento no século XX após a Segunda Guerra Mundial, que desencadeou outros tipos de sistemas na sociedade.
A necessidade de um sistema de informação nas empresas surgiu devido ao grande e crescente volume de informações que as organizações passaram a ter. Com um sistema estruturado, apresentando as informações necessárias e propiciando uma visão das decisões, a empresa garante um grande diferencial em relação aos concorrentes.
Quando a empresa implanta esse sistema de informação, ela contribui com todos os departamentos da organização, que recebem informações através de um banco de dados onde ficam armazenadas as informações e são processadas e geradas assim que necessário.
A importância dos sistemas de informações vai além do que poderia considerar somente uma coleta de dados. Ele proporciona os seguintes benefícios para as empresas:
Melhoria na produtividade;
Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;
Melhoria na tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações mais rápidas;