sistema de informações gerenciais
1. INTRODUÇÃO
O objetivo geral deste artigo é apresentar de forma resumida o funcionamento e aplicação prática de um sistema de informações gerenciais. Espera-se discutir os resultados obtidos com a utilização do sistema de informações gerenciais de um modo geral para a empresa. Pretende-se demonstrar os ganhos em termos de velocidade na obtenção de indicadores, na avaliação destes e na aplicação de medidas para a obtenção das metas estipuladas além de apresentar se houve o retorno financeiro gerado pela utilização do sistema, justificando a implantação do sistema e sua manutenção.
Na atualidade o mundo vive na era da informação, exigindo das organizações uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação.
A tecnologia de informação oferece recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informações, e os sistemas de informação estão cada vez mais sofisticados, propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios.
Ainda hoje a empresas em pequenos tamanhos que não se adequarão a um sistema de informação. Não se admite hoje uma empresa que queira competir com vantagem, sem a utilização dessas ferramentas. Estes fatos abrem lacunas para que os novos gestores, com novas visões busquem o aperfeiçoamento contínuo para suas empresas.
2. Referencial teórico
2.1 Sistema de informação gerencial. (SIG)
Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um Sistema, seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema Informacional Computadorizado), ou seja, manual, que abrange pessoas, máquinas ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário ou cliente.
Todo Sistema de informação que manipulam dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia em computadores, pode ser