Sistema de informações gerenciais
O Sistema de Informações Gerenciais, é um método que torna disponível para a administração da empresas informações essenciais para o processo de tomada de decisão e dar maior suporte para que as funções de planejamento, controle e operação da organização possam ser executadas eficazmente, fornecendo informações sobre o passado, o presente e o futuro projetado sobre os efeitos relevantes dentro e fora da organização. Para os padrões da administração de empresas, a melhor definição do SIG é a seguinte: É um processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa.
2- CONCEITOS BÁSICOS
Sistema: é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam uma determinada função. Todo sistema é composto por um esquema básico:
Entrada → Processamento → Saída
No caso do SIG a entrada sempre será em dados, que irão passar por um processamento e sairão como produtos de informação. Assim, este esquema fica assim:
Entrada de Processamento Saída de
Recursos → de Dados → Produtos de de Dados Informação
Entrada de Dados: são fatos ou observações crus, que não tem contexto significativo. Ex: quantidade de produção, custo da matéria-prima, etc. Processamento: é onde os dados são analisados e transformados em informações. Saída de Informação: é o resultado do processamento, onde os dados são convertidos e passam a ter um significado lógico. Ex: capacidade de produção, custo de venda do produto, produtividade do funcionário, etc. Feedback: também chamado de realimentação, é a reintrodução de uma saída sob a forma de informação.
3- EVOLUÇÃO DO SIG
Mesmo sem ser reconhecido como tal, a maioria das empresas sempre tiveram algum tipo de SIG, onde no passado esses sistemas eram muito