Sistema de informação
A competitividade global torna os mercados acirrados e as empresas passaram a necessitar das informações para sobreviver e crescer. Assim, teve uma crescente demanda de informações pelos gestores, existindo quase uma obrigação de se utilizar sistemas de informação para gerenciar e filtrar os dados recebidos e transformá-los em informações úteis para a organização.
A concorrência tem exigido cada vez mais esforços das empresas de qualquer porte no sentido de manterem-se competitivas em seu ambiente de atuação. A complexidade do ambiente competitivo tem exigido das organizações maior capacidade de respostas e ao mesmo tempo tem feito aumentar a complexidade interna das mesmas.
A estratégia competitiva é uma fórmula ampla para se saber como uma empresa irá competir, por ela uma organização busca vantagem competitiva sobre os concorrentes em alguma medida como custo, qualidade ou velocidade. A vantagem competitiva leva ao controle do mercado e a lucros maiores que a média
Os sistemas de informação são caracterizados por sua capacidade de alterar significativamente a maneira como os negócios são realizados, a fim de dar vantagem significativa para as organizações. Os sistemas de informação (SI) têm papel fundamental nas organizações, é através deles que um administrador consegue ter um acesso com facilidade às informações de todos os aspectos de sua organização. A correta administração dessas informações é fundamental para seu sucesso, pois, com base nelas os executivos podem decidir o rumo da organização.
A necessidade de que as organizações sejam inteligentes, diante das mudanças constantes da sociedade da informação, faz com que elas também se modifiquem e requeiram planejamento de suas informações auxiliadas pelos recursos da Tecnologia da Informação (TI). A PRIMEIRA IDEIA SOBRE SISTEMAS
Teoria Geral dos Sistemas (TGS)