Sistema de informação
Hoje é quase que impossível não pensar em redes, pois é, através de um meio de troca de informações diversas, hoje a maioria das pessoas compram computadores para acessarem a internet. Uma rede pode ter vários computadores interligados trocando informações e dados o tempo todo, como também podem ter milhões como a internet. Temos contato com rede, quando vamos ao supermercado, bancos usando o caixa eletrônico, lojas entre tantos outros lugares. Existem alguns tipos básicos, tais como redes remotas e locais e redes interconectadas como a internet , intranet e extranets, bem como redes clientes/servidor e interorganizacionais.
REDES REMOTAS (WANS)
É uma rede de longa distância, uma rede que abrange uma grande area geográfica, que varias pessoas estão conectados simultaneamente. Ao pensar nisso devem ser tomados alguns cuidados especificos com os seus dados, usando um anti-virus e um firewall capacitado para lhe oferecer a segurança adequada para não haver roubo e perda de informações.
REDES LOCAIS (LANS)
É quando esta conectado a uma rede, onde se tem computadores interligados e podem compartilhar arquivos e a própria internet ou em um escritório onde se tem computadores interligados na rede.
REDES PRIVADAS VIRTUAIS (VPNS)
É uma rede segura que utiliza a internet. Exemplo: em uma empresa onde há uma rede de computadores que estão interligados e tem acesso uns aos outros, onde computadores fora da empresa não podem acessar os de dentro. E com a VPN você pode pela internet se conectar a rede da empresa, desta forma, o computador terá acesso a rede interna e estará sujeito as suas regras como bloqueio de alguns sites e até mesmo a navegação livre pela internet.
REDES CLIENTE/SERVIDOR
Normalmente essas redes são implementados nas empresas, pois alem de