SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Na empresa LIKASSA, é utilizado o sistema de ponto digital para controlar o horário dos funcionários. Só que esse sistema começou a apresentar problemas e foi desativado para manutenção.
º A solução do Rh Em seu lugar começou a ser utilizado uma solução alternativa, folhas de ponto manual. Cada funcionário se tornaria responsável pelo preenchimento de sua própria folha de ponto. No setor de manutenção dessa empresa existem 15 (quinze) colaboradores sendo que somente um grupo de 6 (seis) pessoas desse setor fazem hora extra. No final do mês, quando as folhas de ponto foram entregues ao RH foi detectado que uma folha de ponto a mais foi entregue além dos 6 (seis) colaboradores habituais. Sendo feito o estudo das folhas de ponto, o RH identificou que o funcionário Wallace Silva saiu de sua rotina fazendo horas extras no mês. Além Do que sua folha de ponto estava exatamente igual ao do funcionário Herbert Lima. Considerando tal atitude como falha gravíssima, aconselhando a gerência a demiti-lo. O Gerente da empresa convocou uma reunião extraordinária para discutir a situação do colaborador em questão. Foram comparadas as folhas de ponto dos dois e visto que no dia 5 de agosto consta o mesmo horário de saída, 20:30 sendo que testemunhas viram o funcionário Wallace sair no seu horário normal de trabalho. Foi detectado também que na folha de ponto do funcionário Wallace existia horas extras aos sábados, sendo que o mesmo não trabalhou em nenhum sábado no mês corrente. Diante de tais provas de que o funcionário Wallace fraudou um documento da empresa, a gerência não teve outra postura a não ser demitir o mesmo por justa causa.
º Os resultados
Tal atitude dos gestores serviu para mostrar aos demais funcionários que qualquer tentativa de burlar o sistema seria punida exemplarmente. A demissão do funcionário resultou num rigor maior dos próprios colaboradores no preenchimento das suas folhas de ponto, entretanto gerou um clima de