Sistema de informação
Grupo:
Os
ERPs nada mais é que uma plataforma software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócio.
O sistema em termos reais possibilita a sincronia entre dados, e é responsável por agrupar todo os dados contábeis de uma empresa, facilitando a tomada de decisões e todas as movimentações da empresa, e ganho na diminuição de tempo para a transação de dados de um setor para o outro.
O ERP pode ser visto como um grande banco de dados com informações que interagem e se realimentam. Assim, o dado inicial sofre uma mutação de acordo com o seu estatus, como por exemplo, a ordem de vendas que, se transforma, no produto final, no estoque da companhia.
o
o
É um conjunto de componentes interrelacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. O sistema deverá apresentar a resposta no menor tempo possível, só assim o gestor poderá gerir com qualidade e eficiência os recursos que estão a sua disposição.
O objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido como sendo o de fornecer informações estruturadas de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente física, de produtividade social, aos usuários internos e externos á entidade objeto da contabilidade. Mas o sistema precisa dar boa informação, para que o gestor tenho um bom apoio na tomada de decisão, veja algumas características básicas para garantir sua comunicação e confiabilidade:
Relevância: a informação deve ser útil e necessária, evitando erros. Tempestividade: a informação deve estar disponível no menor tempo possível para tomada decisão. Relação custo-benefício: o custo da aquisição da informação não pode ser maior que o benefício produzido, isto é uma questão lógica, pois não se pode