sistema de informação e processos gerenciais
É necessário que seja feita uma visão integrada do processo de administrar, para que se possa localizar adequadamente o sistema de informação neste mesmo processo. Assim, torna-se necessário um estudo dos fatores componentes do processo: planejamento, operação e controle.
4.1 Planejamento
Planejar implica em voltar os olhos para o futuro, ou seja, definir hoje que resultados devem ser alcançados no futuro e de que forma. A essência deste ato é a tomada de decisões, ou a escolha de uma dentre várias alternativas. Portanto, planejar é relativo a busca da melhor alternativa para se chegar a determinado resultado futuro.
Como identificar qual é a melhor alternativa? Será a mais econômica? Ou a de execução mais rápida? Ou a combinação de vários fatores? As alternativas desenvolvidas num processo de planejamento são examinadas com base em condições ou premissas que as cercam. Em síntese, planejar corresponde a: desenvolver alternativas e escolher uma dentre elas, baseado nas premissas que as envolvem, tendo em vista a consecução de determinado objetivo futuro.
4.1.1 Planejamento estratégico x operacional: hierarquização e coordenação de planos
Existem planos, quanto à sua abrangência voltados para a definição dos objetivos e cursos de ação relacionados com as operações presentes (planos operacionais) e planos destinados a definir as ações do sistema empresa no meio ambiente, com o objetivo de orientá-la para uma posição futura desejada (planos estratégicos).
No nível dos planos estratégicos são consideradas as ações destinadas, por exemplo, a incorporações e fusões, eliminação de um setor inteiro, diversificação, esforço de pesquisa, novos produtos e mercados, etc. Pela própria natureza dessas questões, tais planos estratégicos costumam ser de longo prazo.
O planejamento deve resultar numa estrutura de planos que mostre cada plano no todo, e as inter-relações entre eles. Significa que todos os