Sistema de Informação e Gestão do conhecimento
Filipe Brito
Karina Pinkus
Magno Carvalho
Matheus Beraldo
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Salvador – Bahia
Maio/ 2014
Diógenes Nascimento
Filipe Brito
Karina Pinkus
Magno Carvalho
Matheus Beraldo
Atividade apresentada à Universidade Salvador – UNIFACS, curso de graduação em Engenharia de Produção, disciplina Introdução à Engenharia de Produção, sob a orientação do professor Glauber Araújo Alencar Cartaxo.
Salvador – Bahia
Maio de 2014
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Introdução
Passamos por um momento de importante transição do ambiente econômico, em que a gestão proativa do conhecimento adquire um papel crucial para a competitividade empresarial. Qualidade, produtividade e competitividade são conceitos sinalizadores dos atuais desafios das empresas que, nos últimos anos, passaram a constituir a trilogia do sucesso empresarial, ou seja, metas a serem alcançadas em busca de resultados e, por conseguinte, de lucratividade. Nesse cenário, denominado como era do conhecimento, podemos afirmar que a gestão da informação e do conhecimento são fontes de vantagem competitiva no contexto capitalista. Segundo Almeida e Costa (2011), gestão da informação e gestão do conhecimento são campos distintos articulados pela relação entre fornecedor-cliente; ambos diretamente ligados às áreas de estratégia e organização.
A transformação das características e as necessidades dos diversos usuários de informação em empresas vêm determinando não somente a criação de diversos tipos de sistemas de informação para atendê-los, como também o perfil do profissional dos trabalhadores cuja atuação nas empresas esteja, direta ou indiretamente, ligada à área da informação. Do tradicional modelo de biblioteca técnica de empresa, passou-se para os centros de documentação, os centros de informação, as bibliotecas virtuais, os sistemas de inteligência