Sistema de informação gerencias
Tem-se observado que as empresas buscam um maior equilíbrio em relação às tomadas de decisões, por isso as organizações almejam meios para fazer a diferença em um mercado que está cada vez mais competitivo, exigindo um diferencial para lidar com as decisões. Portanto, esse diferencial parte da importância de uma empresa ter um Sistema de Informação (SI) capaz de auxiliar nas operações administrativas e impulsionar o planejamento para que haja um melhor controle. Stair (1998, p.17), reforça essa idéia dizendo que “um sistema de informação eficiente pode ter um grande impacto na estratégia corporativa e no sucesso da organização”. Esse impacto reflete na capacidade da empresa em lidar com as decisões e definir qual a melhor medida a se tomar dentro do seu âmbito organizacional.
Para as empresas, a importância da tomada de decisão se dá ainda pelos processos de escolha, onde ela estabelece, identifica, compara e avalia situações capazes de oferecer alternativas para os executivos. E essas etapas, se dão por critérios definidos pela política da organização. De acordo com Lacombe e Heilborn (2003, p.440), “qualquer processo decisório, seja no íntimo do indivíduo ou na organização, ocupa-se da descoberta e seleção de alternativas satisfatórias”. Para tanto, a tomada de decisão compreende o resultado dos objetivos a serem decididos e riscos que o gestor irá correr. A tomada de decisão é tão importante que uma decisão pode mudar a situação da empresa, em relação a finanças, ambiente e principalmente pessoas, pois é a única que está envolvida em toda cadeia.
Com a estrutura de um sistema definido e implantado na empresa, o modo de gerenciamento poderá agregar ao gestor maior flexibilidade no uso da informação, e a empresa poderá prover de vários sistemas de suporte, obedecendo assim à hierarquia da organização, pois Sistemas de Informações se concentram em vários níveis no âmbito da empresa. Rezende e Abreu (2009, p.7), dizem que “os desenvolvedores de