Sistema de Informação Aplicado na Empresa
A informática vem a alguns anos ganhando espaço na área contábil, financeira e administrativa das empresas. A inserção e disseminação de hardwares e softwares direcionados a contabilidade possibilitou ao profissional contábil maiores e melhores condições de trabalho.
Sendo um dos principais objetivos da contabilidade a geração de informações para fins de controle, avaliação e tomada de decisão, a informação contábil precisa ser hábil e oportuna, caso contrário perderá seu valor e não será útil aos seus usuários. Dessa forma, dá-se a importância do processamento eletrônico de dados na área contábil e financeira.
Este estudo tem como objetivo mostrar a finalidade e a importância dos sistemas de informações Financeiras contábeis. Dentro das organizações através de um estudo bibliográfico e de uma pesquisa de campo com o intuito de demonstrar de forma real como esses sistemas vêm desempenhando seu papel como instrumento para a tomada de decisão e controle de empresas em todos os ramos de atuação.
Primeiramente é apresentado um estudo bibliográfico dando um breve enfoque sobre a evolução da contabilidade até os dias atuais, tratando depois dos conceitos sobre sistemas e sistemas de informações Domínio presente na empresa, apresentando por fim o resultado do estudo de caso aplicado na empresa Contarp.
1- ASPECTOS HISTORICOS (ORIGEM DO SISTEMA) DE INFORMACAO (SPT).
No início, os sistemas computadorizados de processamento de transações eram atualizados por lotes chamados batches, ou seja, enquanto a entrada era coletada, a transação que estava sendo processada era a de uma outra coleta anterior. Nunca a entrada era processada na seqüência, um exemplo prático eram os bancos antigamente, no qual suas transações eram fechadas no final do período. Laudon e Laudon (1999, p. 26 apud Bazzotti on-line, p. 6). Com o advento da informática, surge o processamento de transação on-line (PTON), que envolve a realização completa das transações no ato da entrada.