Sistema de informaçao
Nome dos Acadêmicos Luiz Henrique Martiningui
Mailson José Muller
Ronai Camara Faria
Sonia Aparecida da Silveira Andrade
Wiliam Gustavo Ragnini
ESTUDO DAS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
Caxias do Sul
2011
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 3
2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
3- CONTEXTUALIZAÇÃO DA EMPRESA 8
4- METODOLOGIA 9
5- RELACIONANDO A TEORIA COM A PRÁTICA VIVENCIADA 10
6- CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1- INTRODUÇÃO
Este estudo tem por objetivo verificar as habilidades gerencias dos gestores das empresas da região de Caxias do Sul-RS, identificando seu perfil e quais se destacaram, bem como, o segmento de atuação das empresas dos gestores entrevistados, correlacionando seu perfil com as habilidades identificadas.
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Para Antonio Cesar Amaru Maximiano (2006), o papel dos gestores é tema central de estudo para qualquer acadêmico de administração. Destaca que provavelmente, o mais antigo estudo sobre o tema, foi do historiador romano Plutarco, que viveu entre os anos 46 e 120. Depois de Plutarco, vários historiadores, filósofos e cientistas dedicaram-se a estudar, entender e acabaram por sugerir enumeras formas de atuação para os dirigentes. Um dos mais importantes foi Henri Fayol (1916), com seu estudo visão do gerente, depois dele, muitos outros apresentaram estudos relevantes sobre o tema, destacando-se Chester Barnard (1938), Henry Mintzberg (1973) e Robert L. Katz (citado em Maximiano 2006).
[pic]
Embora o entendimento de que o papel do executivo do alto escalão da organização é vital para o sucesso da mesma, existem outros dois níveis que devem ser enfatizados, os intermediários e os de primeira linha. Desde os primeiros estudos sobre os três níveis da administração até dos dias de hoje, a divisão da responsabilidade entre eles sofreu grande modificações. Até a década de 70 eles se subdividiam, e era comum encontrar