Sistema de informacao
O uso da tecnologia da Internet pelas empresas ilustra como os sistemas de informação têm se tornado críticos para apoiar as metas e permitir que fiquem à frente da concorrência. Ganha-se vantagem de mercado temporária sobre seus competidores oferecendo um serviço que os outros não podem oferecer. Todavia, algo mais que um único pulo tecnológico é exigido para sustentar essa margem competitiva durante muitos anos. Especificamente, os gerentes precisam enfrentar os seguintes desafios:
1. Integração: Embora seja necessário projetar sistemas diferentes que sirvam diferentes níveis e funções na empresa, cada vez mais as empresas estão descobrindo vantagens na integração de sistemas; muitas estão insistindo na administração de recursos de empreendimentos. Porém, integrar sistemas para níveis e funções organizacionais diferentes trocarem informação livremente pode ser tecnologicamente difícil e caro. Os gerentes precisam determinar que nível de integração de sistema é necessário e quanto isto vale em dinheiro.
2. Sustentabilidade de vantagem competitiva: As vantagens competitivas conferidas por sistemas estratégicos não necessariamente duram o suficiente para assegurar lucros por longo tempo. Os concorrentes podem retaliar e copiar sistemas estratégicos. A vantagem competitiva nem sempre é sustentável. O mercado condiciona a mudança. A empresa e o ambiente econômico mudam. A tecnologia e as expectativas dos clientes mudam. Os sistemas de informação estratégicos clássicos - o SABRE da American Airlines informatizou o sistema de reserva, o sistema ATM do Citibank e o sistema de localização de encomendas da Federal Express - se beneficiaram por terem sido os primeiros nas suas respectivas indústrias. Entretanto, surgiram os sistemas dos concorrentes. Os sistemas de informação por si sós não podem fornecer uma vantagem empresarial permanente (Mata et al., 1995; Kettinger et al., 1994; Hopper, 1990). Sistemas que originalmente pretendiam