sistema de informacao
DUANNE GONÇALVES PACHECO
ANALISE DO TEXTO “COMO DEVE AGIR UM PRINCIPE PARA SER ESTIMADO”
CAMPINA GRANDE DO SUL
2014
FACSUL – FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL
ANALISE DO TEXTO “COMO DEVE AGIR UM PRINCIPE PARA SER ESTIMADO”
Trabalho entregue a disciplina de Sociologia ministrada ao curso de Administração da instituição FACSUL- Faculdade de Campina Grande do Sul
Professor – Rubens da Silva Tavares
CAMPINA GRANDE DO SUL
2014
Nada faz com que um Príncipe seja mais estimado do que os grandes empreendimentos e os altos exemplos que dá.
Em cada ação o Príncipe deve procurar atrair fama de grandeza e excelência. Sendo que quando algum cidadão faz algo extraordinário, bom ou ruim, o Príncipe deve lhe dar um recompensa ou uma punição que seja amplamente comentada pelo povo. Castigos e recompensas devem estar em perfeito equilíbrio; um superior não pode valer-se apenas de um ou de outro.
É elevada a estima de um Príncipe que age como amigo ou inimigo declarado, não ficando em neutralidade quando dois de seus vizinhos poderosos estão em guerra.
"O que não é amigo pedirá sempre a neutralidade, e o amigo solicitará uma decisão, e a entrada na guerra. Os Príncipes inseguros preferem geralmente permanecer neutros, pensando evitar perigos presentes, o que o mais das vezes os arruína."
Quando o Estado que o Príncipe apoiou vence, é estabelecido um vinculo forte de amizade e gratidão por parte desse Estado. Contudo quando o Estado apoiado perde, este sempre ajudará e protegerá enquanto puder seu companheiro de uma sorte que poderá mudar.
O Príncipe não deve nunca aliar-se a alguém poderoso para causar dano a outrem, a não ser quando for necessário, pois se o aliado vence, o Príncipe fica sujeito ao seu poder.
Os Príncipes devem honrar os que são ativos, melhorando seu Estado. Deve-se entreter o povo com festas e