Sistema de Gestão da qualidade
1 Introdução
Um computador compõe-se basicamente de:
Teclado;
Mouse;
Monitor;
Gabinete.
2 Equipamentos
O teclado é muito parecido com o de uma máquina de escrever, porém, possui algumas teclas com funções específicas para determinada tarefa.
O mouse é um dispositivo apontador que serve para apontar alguma opção possível (exemplo: ícone, menus, etc) que aparecem na tela (também chamada de área de trabalho). Apesar da maioria das operações poderem ser executadas com o teclado, o mouse fornece uma forma mais direta de selecionar e mover elementos na tela. Ao mover o mouse numa área qualquer da tela, o apontador que aparece (também chamado de cursor) move-se para a mesma direção. A forma mais comum do cursor ou apontador é a de uma seta, mas esta forma pode variar dependendo da aplicação que esteja utilizando, assumindo a forma de uma barra, mão e outras.
Temos abaixo a foto de um mouse (à esquerda) e o seu esboço (à direita). Associamos alguns números as partes do mouse e logo abaixo explicamos cada uma delas.
1 - Botão esquerdo do mouse: botão para realização de ações como seleção e clique.
2 - Botão de rolagem do mouse: botão que serve para rolagem (subir ou descer) da barra de rolagem.
3 - Botão direito do mouse: botão que exibe menu referente a opção que o cursor aponta.
3 Como ligar o computador
Para ligar o computador basta apenas apertar o botão “Ligar” ou “Power” como mostrado ao lado.
O botão “Reiniciar” ou “Reset” serve para reiniciar o computador, isto é, desliga e liga o computador rapidamente.
Atenção: Este botão só deve ser pressionado caso o computador esteja com problemas, ou seja, só o utilize se o computador não estiver respondendo a nenhuma ação.
4 Como ligar o monitor
Para ligar o monitor basta apertar o botão “Ligar” mostrado com uma seta na figura ao lado.
Observação: Normalmente o botão que liga o computador e o monitor tem o formato redondo e são maiores que os outros botões.
5 Desligando o