SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Um Sistema de Gestão da Qualidade pode ser implantado por qualquer tipo de empresa, seja de que porte ou caráter for. Para isso, além do total comprometimento da alta administração, bem como, todos os colaboradores da empresa, é fundamental que se utilize uma metodologia de implantação que assegure rapidez, segurança, entusiasmo e transferência das tecnologias envolvidas. Abaixo alguns pontos que guiam a implantação:
Estudo das normas a serem implantadas.
Planejamento para a implantação das normas.
Formação do grupo de trabalho e escolha de um Representante da Direção – No caso da ISO 9001, exige-se que a definição e a implantação do sistema de gestão não são de responsabilidade única do gestor da qualidade. Deverá ser criada uma equipe multidisciplinar visando à sua definição e implantação.
Definição dos processos; O grupo de trabalho deverá desenvolver a estrutura de processos da organização e identificar processos não definidos, mas que correspondam aos requisitos normativos.
Planejamento detalhado das atividades a desenvolver, responsabilidades e prazos de conclusão.
Início da implantação.
Realização de auditoria interna para verificar se o sistema implantado está em conformidade com os requisitos normativos. Todas as não conformidades detectadas devem ser examinadas de forma a garantir a sua eliminação.
Solicitação da certificação; Pedir a um organismo certificador o início de todo um processo com vista à obtenção da respectiva certificação.
Embora os sistemas de gestão da qualidade tenham sido implantados por intermédio de normas, isso por si só não garante o sucesso pela busca da Qualidade. Sempre existirão fatores internos ou externos que afetam a organização e que podem retardar o processo ou torná-lo inoperante.
A cultura da qualidade deve se propagar por toda a organização. A conscientização deve partir do alto escalão e ser permeada por toda a cadeia descendente de influência, a fim de se