sistema de gestão ambiental
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo
Reciclagem de materiais é um assunto novo, mas uma prática antiga.
Nos tempos da sua avó, já havia sucateiros e garrafeiros. E bem antes dela, em civilizações como a Romana, alguns materiais como o ferro já eram reaproveitados. Nos últimos anos, no entanto, cresceu a atenção que o público em geral (do empresário à dona-de-casa) começou a dar para o assunto. A explicação é clara, todos nós sabemos, de uma forma ou outra, sobre as ameaças de escassez de matéria-prima e as conseqüências nefastas do lixo jogado na natureza sem nenhum cuidado, além disso, as pessoas cada vez mais descobrem que é possível ganhar dinheiro com o lixo.
Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
Símbolos da reciclagem por material
Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
A partir de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim passamos a gera muito mais lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis:
O crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em