Sistema de gestão ambiental nas instituições privadas de ensino superior do município de macapá
Não basta apenas o discurso de que é preciso cuidar do meio ambiente. A consciência ambiental deve estar incorporada à produção de bens e a prestação de serviços. Essa perspectiva vem tomando conta das organizações, ao ponto de se tornar elemento decisivo para extensão dos negócios, sobretudo do ponto de vista da globalização, buscando adequação com as exigências das legislações ambientais dos países para onde se quer vender um bem ou um serviço.
Desse modo, a obtenção de certificações ambientais tem se revelado elemento de destaque na dinâmica empresarial, chegando a se tornar em certos casos fator determinante na realização de operações negociais, se não, pré-requisito para as relações entre fornecedores domésticos e internacionais.
É nessa perspectiva que a gestão ambiental vem se tornando palco de práticas nas empresas, pois atreladas à legislação ambiental encontram-se vantagens fiscais, bancárias, dentre outras que inclinam as empresas a adotar postura mais ecológica para manter um nível de sustentabilidade.
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA), segundo a NBR ISO 14001, é um instrumento de gestão ambiental integrante do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento e práticas para desenvolver a política ambiental. “A gestão ambiental, enfim, torna-se um importante instrumento gerencial para capacitação e criação de condições de competitividade para as organizações, qualquer que seja o seu segmento econômico” (Tachizawa, 2002).
Desse modo, observada essa tendência mundial de sustentabilidade, entende-se interessante investigar o tema “Sistema de Gestão Ambiental nas Instituições Privadas de Ensino Superior do Município de Macapá”.
2 PROBLEMA
O tema “Sistema de Gestão Ambiental nas Instituições Privadas de Ensino Superior do Município de Macapá” enseja a seguinte problematização: de que forma as IES da rede privada do Município de Macapá vem operando a gestão ambiental?
3 OBJETIVOS 3.1