Sistema de gestão ambiental nas emresas
Nilso Fávero
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD/0048) – Economia
06/04/2011
RESUMO
Tratando-se de endividamento público, todos sabem que é uma situação de grande importância para a sociedade, aonde ações governamentais colocam em risco a economia de um país, fazendo sua população viver em um sistema determinado pela política socioeconômica.
Palavras-Chave: Endividamento; Política; Economia.
1 INTRODUÇÃO
A evolução do endividamento público representa o crescimento e o rumo de um país, determinando assim sua economia e o seu índice de desenvolvimento.
Frente a uma situação econômica delicada, nos deparamos com questões sociais, que merecem uma grande atenção do setor público.
Nesse estudo, pretende-se levantar as questões que levam ao endividamento público, seu conceito e apresentar a situação brasileira frente a este assunto.
2 ENDIVIDAMETO PÚBLICO
Endividamento público são todas as dívidas que o governo possui convertidas em moeda nacional.
São dois os tipos de endividamento: interno e externo.
Dívida externa: Pode ser pública ou privada efetuada pelo governo ou por empresas estatais, e se da por meio de empréstimos feitos, ou por lançamentos de títulos no mercado externo, à diferença da divida privada é que ela é feita por empresas privadas.
Dívida interna: O governo lança títulos no mercado interno, que são comprados pelos bancos ou fundos.
O endividamento pode ser fonte de instabilidade podendo gerar episódios de alta volatilidade de produtos e de desempregos, gerando assim um problema macroeconômico, com a necessidade de políticas monetárias e fiscais que também atuam na direção da redução do crescimento econômico. Este endividamento tem sido marcante na maioria das grandes economias.
O Brasil não é um país onde o seu setor público não tem um real controle