Sistema de Gerenciamento de Conte do
De forma mais detalhada e voltada ás organizações, esses sistemas são frequentemente usados para armazenar, controlar e prover documentação empresarial tais como notícias, artigos, manuais de operação, manuais técnicos, guias de vendas e brochuras de marketing. Por meio dele, todo o conteúdo de um web site como notícias, eventos, galerias de imagens, itens de menu e enquetes, podem ser manipulados de maneira simples e objetiva pelo próprio cliente, eliminando assim, a contratação de um suporte externo de manutenção.
São adotados vários termos que definem essa técnica e popularmente este poderoso recurso de edição para sites, intranets, portais e lojas virtuais:
Gerenciador de conteúdo
Gestor de conteúdo
Publicador de conteúdo
Sistema de gerenciamento de conteúdo
Sistema gerenciador de conteúdo
Sistema de gestão de conteúdo
Sistema de publicação de conteúdo
Sua história recente se originou juntamente com o advento das ferramentas de ensino á distância que possuíam seus LMS’s ou LCMS’s (do inglês, Learning Management System ou Learning Content Management System). Por conta da necessidade de permitir aos educadores e professores a possibilidade de inserir, alterar e publicar conteúdos em módulos de e-Learning, é que os sistemas foram adotados como ferramentas de publicação.
Dessa forma, como um curso de ensino à distância se utiliza da plataforma web, ele pode ser considerado um site, daí a facilidade de adoção dos sistemas de publicação de conteúdos. Levando em conta que a plataforma é a mesma, os módulos de gerenciamento de conteúdo foram integrados a áreas de administração de web sites, como forma de capacitar pessoas sem conhecimento específico de programação, a publicar e editar conteúdos.
Sendo