sistema de endomembrana
As Proteínas São Importadas para as Organelas por Três Mecanismos distintos
Todas as proteínas da Célula são iniciadas nos ribossomos, no citosol, com exceção de algumas proteínas de Mitocôndrias e Cloroplastos, que são sintetizados por ribossomos dentro das próprias organelas, mesmo assim, a maior parte das proteínas destas organelas é sintetizada no citosol e em seguida transportada paro o interior da organela.
A sequência de aminoácidos é quem define o destino da molécula proteica. Esta sequência pode conter um sinal de distribuição, que direciona a proteína para a organela requerida. Caso não exista o sinal, a proteína fica no próprio citosol.
Para os diferentes tipos de organelas, existem diferentes tipos de transporte, mas em todos existe dispêndio de energia. As proteínas que se movem do citoplasma para o núcleo, por exemplo, são transportadas pelos poros nucleares que transpassam a membrana nuclear. Já as proteínas que se movem para o Reticulo Endoplasmático, Mitocôndrias, Cloroplastos ou Peroxissomos, são transportados pelas membranas das próprias organelas por transportadores proteicos. As proteínas que se movem do RE para outros lugares, ou através dos sistemas de endomembrana, são transportadas através de vesículas de transporte.
O envelope nuclear é perfurado por poros nucleares, que tem como finalidade formar canais para o transporte de moléculas, que pode ser em ambas as direções. Os poros nucleares são grandes e elaboradas estruturas compostas por cerca de 100 proteínas distintas. Estes poros possuem um ou mais canais cheios de