Sistema de educação brasileiro
A princípio, sistema de ensino seria o conjunto de escolas sob a responsabilidade do município, Estados ou da Federação que funciona como estrutura organizada, coordenadas entre si e constituída como um todo.
Nosso país que está em desenvolvimento diz tratar a educação com prioridade, mais o Brasil deixa um furo no “sistema de Educação”. Com a globalização as mudanças são constantes no nosso cotidiano e com a Educação não é diferente, sendo assim o aprendizado , a sabedoria do ser humano é essencial onde ele vive.
A estrutura e funcionamento da educação brasileira decorre da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), que, por sua vez, vincula-se às diretrizes gerais da Constituição Federal de 1988, bem como às respectivas Emendas Constitucionais em vigor.
A educação escolar compõe-se de:
A educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; Educação superior.
A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Ela pode ser oferecida no ensino regular e nas modalidades de educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional, sendo que esta última pode ser também uma modalidade da educação superior.
A educação superior tem como algumas de suas finalidades: o estímulo à criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive. Ela abrange cursos seqüenciais nos diversos campos do saber, cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão. O acesso à educação superior ocorre a partir dos 18 anos, e o número de anos de estudo varia de acordo com os cursos e sua