Sistema de Cotas
SISTEMA DE COTAS NO BRASIL
DISCIPLINA: LINGUAGEM JURÍDICA
PROFESSORA:
ALUNA:
TURMA:
17 DE ABRIL 2014
HISTÓRIA
Ao longo do século XV, os portugueses começavam a escravizar os negros, o governo lucrava com o tráfico negreiro.
Com o passar do tempo eles começaram a luta pela liberdade. Foi quando surgiu a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel no dia 13 de maio de 1888, com isso acabou com a escravidão no Brasil.
Mesmo assim, a dívida para com os negros era alta. Então para amenizar este débito surgiram as Cotas.
MODELO DE PAA
As cotas raciais são um modelo Política de ação afirmativa implantado em alguns países para amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. A primeira vez que essa medida foi tomada data de 1960, nos Estados Unidos, para diminuir a desigualdade socioeconômica entre brancos e negros, era uma época em que o racismo era mais evidente e bloqueava o acesso de pessoas negras em ambientes frequentados pelos brancos.
Baseia-se no princípio do Direito das Minorias. Este nasce a partir da sua vulnerabilidade, especificidade e peculiaridades. Neste caso, o indivíduo é considerado tendo em vista sua raça, etnia, religião, idade, gênero ou situação econômica e social.
TOTALMENTE CONTRA
Ao optar pelas cotas, o governo apenas camufla e perpetua a deficiência crônica no ensino de base, atacando o sintoma e não a causa.
Atualmente nos EUA estão proibidas pela suprema corte, pois são consideradas como um agravante da discriminação racial, contrariando a igualdade republicana e agredindo a autonomia universitária.
Enfim, o assunto é bastante polêmico e nada indica que um dia deixará de ser. O Brasil tem atualmente a segunda maior população negra do mundo (atrás apenas da Nigéria) e é inegável que o país tem uma dívida histórica com os negros e indígenas. Por outro lado, as cotas raciais já prejudicaram várias pessoas que perderam vagas ou