Sistema de codificação
CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
PROFESSOR: JORGE COSTA
TEMA: SISTEMA DE CODIFICAÇÃO
IMPERATRIZ – MA
MARÇO 2011
ALUNO: EMERSON SILVA GUIMARÃES.
ALUNO: IGOR OLIVEIRA.
SISTEMA DE CODIFICAÇÃO
Para representar caracteres numéricos, alfabéticos e especiais de armazenamento interno de um computador e em mídia magnética, devemos utilizar algum tipo de sistema de codificação. Nos computadores, o código é composto por grupos de tamanho fixo de binário. Cada posição binária em um grupo é atribuído um valor específico, por exemplo 8, 4, 2 ou 1. Desta forma, cada personagem pode ser representado por uma combinação de bits.
Os sistemas de codificação estão incluídos Extended Binary Coded Decimal Interchange Code (EBCDIC) e American Standard Code for Information Interchange (ASCII).
Código Estendido INTERCHANGE Binary Coded Decimal (EBCDIC)
Usando um código de 8 bits, é possível representar 256 caracteres diferentes ou combinações de bits. Isso proporciona um código único para cada valor decimal de 0 a 9 (de um total de 10), cada maiúscula e letra minúscula (para um total de 52), e para uma variedade de caracteres especiais. Além de quatro bits numérica, quatro posições de bit de zona são usadas em 8 bits de código, conforme ilustrado na figura 4-3. Cada grupo de oito bits compõe um caractere alfabético, numérico ou especial e é chamado um byte.
Figura 1. - Formato para EBCDIC e códigos ASCII. Quando você olhar para a figura 1, você vai notar que os quatro bits mais à direita em EBCDIC são atribuídos valores de 8, 4, 2 e 1. Os próximos quatro bits à esquerda são chamados de bits zona. A tabela EBCDIC codificam para maiúsculas e minúsculas caracteres alfabéticos e numéricos para os dígitos de 0 a 9 é mostrado na figura 2, com os seus equivalentes em hexadecimal. Hexadecimal é um sistema numérico usado com alguns sistemas de computador. Tem uma base de 16 (0-9 e AF). A representa 10; B