Sistema de classificação dos aços
Responda as questões abaixo de forma simples, objetiva e com suas próprias palavras.
1. Dê três exemplos de aços-carbono, aços-ligas e aços especiais, explicando a nomenclatura de cada um deles quanto à sua composição e/ou aplicação.
Por exemplo: aço 1030: aço-carbono comum que contêm aproximadamente 0,30% de carbono e no máximo 1,00% de manganês.
R:
Aços-carbono:
- aço 1030: aço-carbono comum que contêm aproximadamente 0,30% de carbono e no máximo 1,00% de manganês.
- aço 1060: aço-carbono comum que contêm aproximadamente 0,60% de carbono e no máximo 1,00% de manganês.
- aço 1020: aço-carbono comum que contêm aproximadamente 0,20% de carbono e no máximo 1,00% de manganês.
Aços-liga:
- aço 1340: aço manganês que contêm aproximadamente 0,40% de carbono e 1,75% de manganês. Extrema dureza, grande resistência aos choques e ao desgaste. Usos - mandíbulas de britadores, eixos de carros e vagões, agulhas, cruzamentos e curvas de trilhos, peças de dragas, etc.
- aço 2320: aço níquel que contêm aproximadamente 0,20% de carbono e 3,5% de níquel. Usos - válvulas de motores térmicos, resistências elétricas, cutelaria, instrumentos de medida
- aço 3120: aço níquel-cromo que contêm aproximadamente 0,20% de carbono e 1,25% de níquel e 0,65% de Cromo. Inoxidáveis, resistentes à ação do calor, resistentes à corrosão de elementos químicos. Usos - portas de fornos, retortas, tubulações de águas salinas e gases, eixos de bombas, válvulas e turbinas, etc.
Aços especiais:
- aço XXBXX – aço com adição de boro
- aço XXLXX – aço com adição de chumbo
2. Pesquise e relate a respeito do sistema de classificação do aços inoxidáveis.
R:
O aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também níquel, molibdénio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica. As principais famílias de aços