Sistema de avaliação nacional
Não há uma diferença na avaliação na educação presencial e a distancia quando fala de qualidade, mas são consideradas particularidades entre as modalidades, claro que ainda há muito o que se considerar no processo de avaliação. O SINAES também avalia o material didático, nesse momento entra uma das especificações da avaliação dos cursos EaD, no qual o material didático é obrigatório.
A avaliação é muito importante, pois além de manter os profissionais da instituição de ensino atentos em sua prática (o que faz com que tente melhorar a qualidade e se atualizarem), mantém uma "uniformidade" na avaliação que é feita e na sua qualidade.
O fato de que não há tradição de avaliação dos cursos EaD, por serem uma novidade no cenário nacional (muito poucos passaram por avaliação para além dos processos de autorização). A perspectiva que a Conaes vem trabalhando é de que a avaliação dos cursos a distância é, em essência a mesma avaliação dos cursos presenciais, no sentido de que o fato de ser a distância é um "a mais" a ser observado. Assim, por exemplo, um curso de Administração a distância deve ser avaliado prioritariamente para saber se ele tem qualidade para a formação de administradores. No entanto isso não é de todo possível se não forem avaliados também (em acréscimo) os procedimentos que lhe são característicos por ser um curso a distância em relação ao projeto pedagógico, ao corpo social e à infra-estrutura. É preciso ter presente também que o processo de avaliação do ciclo do SINAES (que é a avaliação que vai