Sistema de Arquivos
Vou falar neste trabalho sobre Sistemas de Arquivos, que para varias pessoas que entendem de computador, o sistema de arquivo é a parte mais visível do sistema operacional. O sistema de arquivo consiste de duas partes: arquivo, que armazena dados, e estrutura de diretório qual organiza e têm as informações sobre todos os arquivo. Vou tentar explicar isso para vocês por meio deste.
O QUE É SISTEMA DE ARQUIVOS?
É um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados.
SISTEMA DE ARQUIVOS WINDOWS
FAT É um dos tipos de sistema de arquivos que já foi mais utilizado no mundo, e atualmente é suportado por todos os tipos de sistemas operacionais. É um sistema de arquivos antigos (criado em 1987), então tem algumas limitações, sendo as mais visíveis ao usuário: A possibilidade de criação de partições (unidades lógicas) com no máximo 2 GB por unidade, e o nome do arquivo limitando-se a oito caracteres principais de nome e três caracteres representando a extensão. Por isso, em sistemas de arquivos com FAT instalado, você facilmente verá os arquivos representados por EXEMPLO.TXT ou TESTE~.TXT, sendo que o til ("~") representa que o nome do arquivo estourou a quantidade de caracteres permitidos para o nome do arquivo. Os sistemas MS-DOS, Windows 3.x e o Windows 95 usam esse sistema de arquivos por padrão.
FAT32 É um dos