Sistema de Arquivos HFS
Trabalho Sobre Sistemas de Arquivos: HFS+
Aluno: Thiago Souto Silva de Barros Santos
Matricula: 201010967-8
Sistemas Operacionais II
Recife, Setembro, 2014
1 – Introdução O Sistema de arquivos é o aspecto mais visivel do sistema operacional.
Ele fornece mecanismos para o armazenamento tanto dos dados quanto dos programas do sistema operacional e de todos os usuários. O Sistema de arquivos consiste em duas partes distintas: Coleção de Arquivos: Cada um deles armazena dados relacionados Estrutura de Diretório: Organiza e fornece informações sobre todos os arquivos do sistema.
Volumes Um volume HFS+ pode expandir por todo o disco ou simplesmente utilizar uma porção que pode ser um pedaço, ou até mesmo uma partição. Os volumes HFS+ também podem se expandir por vários discos ou partições, embora isso não seja uma característica especifica do HFS.
Bloco de alocações O Espaço em volume HFS+ é uma alocação para arquivos em unidades fundamentais chamadas de bloco de alocação, possuindo 4KB cada e sendo numerados sequencialmente. O espaço para os blocos são de 4KB, e são numerados sequencialmente. O sistema de arquivo implementa endereçamento usando os blocos, que são 32-bits(contra 16 do HFS).
Extensões É o alcance dos blocos de alocação.(inicio/fim). No HFS+ isso é representado pela “Extention Descriptor Data”, contendo um par de números.
File Forks Tradicionalmente um arquivo é equivalente a uma Stream de bytes. No HFS+ é suportado múltiplos byte-streams por arquivo.
Clump É um grupo fixo de blocos de alocação continua. Embora todos os clumps sejam uma “Extension”, nem toda extensão é um “clump”..
Arvore B+ HFS+ utiliza uma variação de u arvore B+, que é uma variação de uma arvore B. Todos os dados residem nas folhas, com um index (interno) os nós contem apenas senhas e