Sistema de apoio a decisão
Sumário Introdução 3 Proposta 3 Referências 4
Introdução
Nos dias de hoje é extremamente normal haver uma empresa que trabalha com uma grande diversidade em sistemas corporativos, porem muitas vezes pode ser difícil, custoso e demorado realizar uma análise dos dados devido a heterogeneidade dos sistemas. Situação que ocorre em razão ao requerimento de relatórios e analise dos dados corporativos solicitados pelos executivos e gerentes para que tomem decisões a níveis estratégicos e de controle de uma empresa.
Devido ao custo, demora ao integrar os dados, conciliar e reunir os mesmos de várias fontes para criar um relatório, começou-se a pensar no conceito de data warehouse (armazém de dados, em inglês). Um data warehouse é um conjunto integrado de dados que extrai e reúne informações de todos os sistemas da empresa. A partir de um data warehouse, podemos construir sistemas de suporte à decisão, ferramentas de mineração de dados ( descoberta de padrões entre os dados), entre outras aplicações específicas de análise de negócios.
Com essa metodologia agilizou-se muito as analises dos dados corporativos, e ao invés de integrar dados de um sistema para o outro completamente diferente, hoje demos O DW( Data-Warehouse), onde consta todos os dados armazenados integralmente, agilizando e facilitando o gerar de relatórios e realização de analises complexas, tendo esse tipo de recurso é muito mais fácil e seguro tomar uma decisão empresarial com um investimento ou um corte do quadro operacional, por exemplo.
Proposta
1. Definição dos requisitos necessários.
a. O tipo de banco de dados que utilizaremos para armazenamento dos dados será um banco de dados relacional. b. A plataforma de hardware a ser usada é MPP (Massively Parallel Processing). c. As ferramentas para ajudar a construir o ambiente de Data Warehouse serão: i. Gerenciamento de metadados. ii. Transformação,