Sistema de Apoio a Decisão APll
O primeiro passo é a fase de diagnostico, onde são coletados todos os tipos de dados possíveis, a partir disso é feito uma analise detalhada das informações, após o processo de analise os indivíduos tenta identificar as melhores alternativas, através de critérios com peso de importância para organização.
Modelo Racional – Negativos:
Nem toda decisão são tomadas racionalmente, mas sim por um processo de seleção de todas as informações que foram coletadas, a que demonstra mais decisão naquela situação é a escolhida e muitas vezes outras informações são desprezadas, pois o individuo a ignora ao invés de analisa-la.
Modelo Processual – Positivos:
Há varias semelhanças com o Modelo Racional, entretanto dá mais flexibilidade ao Gestor realizar alterações quando forem necessárias.
Modelo Processual – Negativo:
No modo processual, quando os objetivos são claros, mas os métodos e as técnicas para atingi-los são incertos, a necessidade de tomar uma decisão dá início a um processo marcado por muitas interrupções e repetições.
Modelo Anárquico – Positivos:
Nenhum ponto positivo.
Modelo Anárquico – Negativos:
Resolução: é a tomada de decisão que ocorre depois de se pensar sobre o problema, por determinado tempo. Inadvertência: uma escolha é adotada rápida e incidentalmente, para outras escolhas serem feitas. Fuga: ocorre quando os problemas abandonam a escolha, quando não há resolução do problema.
A organização trata as situações de forma obscura, assim como os processos e procedimentos não são muito bem definidos, o que gera falta de entendimento e insegurança em seus colaboradores.
Modelo Politico – Positivos:
A incerteza é mais baixa, pois cada participante do processo tem clareza quanto às alternativas preferidas e os objetivos que pretende atingir.
Modelo Politico – Negativos:
Este modelo é foco de disputas internas de poder e de influência. Muitas vezes, os objetivos pessoais ultrapassam os organizacionais e, às vezes, prejudicam a própria