Sistema de Apoio a Decisão
O Sistema de Apoio à Decisão (SAD) é um sistema baseado em computadores que através de informações e modelos especializados ajudam a resolver problemas organizacionais, sua função é apoiar o processo de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico, controle gerencial e controle operacional, sendo isso o que o diferencia dos demais tipos de sistemas de informações.
Sua demanda surgiu diante do crescimento competitivo das organizações, pois o SAD é desenvolvido através de dados históricos e experiências individuais que são incorporados como informações úteis possibilitando melhores condições para a tomada de decisão e aumentando as vantagens obtidas pela empresa.Muitas empresas estão utilizando o SAD para melhorar o processo decisório. As razões citadas pelos gerentes são:
· Necessidades de informações novas e e mais precisas;
· Necessidade de Ter informações mais rapidamente;
· O monitoramento das inúmeras operações de negócios da empresa estava cada vez mais difícil
. A empresa enfrentava maior concorrência nos mercados interno e externo
É importante que os conceitos do SAD retratem a cultura organizacional, não servindo apenas para atender às necessidades específicas do usuário, mas que seja orientado para pessoas que tomam decisões, devendo ser flexível na busca, acesso e manipulação das informações, utilizando-se de uma interface o mais amigável possível para satisfazer as necessidades gerais das organizações.
Os SADs possuem várias características, sendo algumas delas:
Trabalhar com diversas fontes de dados;
Análise de Sensibilidade, Simulação e Análise de Tomada de Decisão.
Utilizando um SAD é possível aos tomadores de decisão buscar informações em bancos de dados diferentes, mesmo que estejam em lugares distintos. É possível também acessar a outras fontes de dados pela Internet ou por uma Intranet da organização. O processo de tomada de decisão necessita que se tenha