sistema de apoio a decisão
Passo1
O departamento de sistemas de informação não conseguia mais atender à diversidade de necessidades imediatas da empresa e de seus executivos e não havia funções de análise de negócio embutidas nos sistemas existentes, entretanto, existem “partes” de um sistema de informação que não “são TIs” , tais como os procedimentos envolvidos e meios não informatizados de manipulação e transporte de dados.Da mesma maneira,a TI também inclui tecnologias de conexão (redes),comunicação de dados,voz e imagens não diretamente ligados a usos em sistemas de informação.A partir do histórico de utilização exposto pode-se afirmar que o principal motivo pelo qual as empresas utilizam a TI é a busca de vantagens competitivas para a empresa. Desde o princípio de sua utilização buscava-se obter essa vantagem pela redução de custos através da automação e aumento da eficiência de processos. Posteriormente, buscou-se a melhoria da qualidade das informações disponíveis para os gerentes.
Embora a eficiência continue a ser um dos fatores em mente,quando se trata da utilização de sistemas de informação, outros motivos para a implementação de sistemas de informação podem ser citados, tais como a ação política de grupos internos que podem ver a implementação de sistemas como solução para conflitos (Laudon, 2001). As diferentes estruturas que as organizações podem utilizar também influenciam tipo de sistemas de informação. A máquina burocrática exige sistemas rígidos e centralizados, a democracia exige sistemas flexíveis que possam se adaptar às necessidades do momento, as empresas de conhecimento exigem sistemas que permitam a colaboração entre os trabalhadores.
Para melhor compreender o papel dos sistemas de informação nas empresas,é interessante classificá-los de acordo com uma tipologia que represente suas diferentes possibilidades de uso. Uma classificação, apresentada é feita por meio do nível hierárquico a que os sistemas de informação dão suporte: operacional, gerencial ou