Sistema De An Lise DuPont
O sistema de análise DuPont funciona como uma técnica de busca para localizar as áreas responsáveis pelo desempenho financeiro da empresa. Este sistema funde a demonstração do resultado e o balanço patrimonial em duas medidas-sínteses da lucratividade: as taxas de retorno sobre o ativo total e sobre o patrimônio líquido.
Inicialmente, o sistema DuPont reúne a margem líquida, a qual mede a lucratividade sobre as vendas, com o giro do ativo total, que indica a eficiência da empresa na utilização dos seus ativos para geração de vendas. Na fórmula DuPont, o produto desses dois índices resulta na taxa de retorno sobre o ativo total.
O segundo passo no sistema DuPont relaciona a taxa de retorno sobre o ativo total à taxa de retorno sobre o patrimônio líquido. Esta última é obtida multiplicando-se a taxa de retorno sobre o ativo total pelo multiplicador de alavancagem financeira, que representa o índice de endividamento geral da empresa.
O sistema DuPont tem sido, há muitos anos, usado pelos administradores financeiros como uma estrutura para analisar as demonstrações financeiras e avaliar a situação econômica-financeira da empresa.
Para demonstração do modelo segue a figura abaixo: http://issuu.com/5osetor/docs/300106_tablea_dupont Fonte (***): F. Donaldson Brown-Coordenador elétrico-Dupont
Nota: O modelo de Dupont da análise financeira foi feito por F. Donaldson Brown, um coordenador elétrico que juntasse o departamento do Tesouraria da companhia química gigante em 1914. Alguns anos mais tarde, Dupont comprou 23 por cento das ações de General Motors Corp. e deu a Brown a tarefa da limpeza acima das finanças tangled do fabricante do carro. Este era talvez o primeiro esforço em grande escala do reengineering nos EUA. Muito do crédito para o ascension do GM pertence mais tarde aos sistemas do planeamento e de controle de Brown, de acordo com Alfred Sloan, presidente anterior do GM. O sucesso seguindo lançou o modelo de Dupont para o