sistema de admissão de ar
O sistema de admissão de ar dos veículos é responsável por filtrar e pressurizar todo o ar que será direcionado a câmara de combustão para a mistura do mesmo com o combustível para o momento da queima.
Embora este seja um sistema de características bem simples, isso gera certa despreocupação com a importância que este exerce no bom funcionamento dos motores à combustão.
Nesta matéria, explicaremos o funcionamento deste, seus componentes e a importância da correta manutenção do sistema para que o funcionamento do motor seja adequado as mais diversas condições de uso.
Funcionamento
O ar que é admitido para a câmara de combustão é o mesmo que respiramos. Neste ar, há impurezas diversas como: poeiras, fuligem, silício, matérias sólidas, gases diversos; assim, não podemos simplesmente permitir que o motor admita este ar impuro para a mistura deste com o combustível na câmara de combustão.
Componentes
Filtro de ar
O filtro de ar é composto por um corpo metálico ou plástico e no seu interior há o elemento filtrante responsável por filtrar o ar admitido.
Essas impurezas, em geral pólen, fuligem, silício e etc., podem causar danos ao motor, riscando as camisas e prejudicando a lubrificação do motor e a provocando uma queima menos eficiente.
O filtro de ar influencia diretamente no desempenho e potência do motor, sem excluir nisso sua durabilidade. Se o filtro estiver com dificuldade para proporcionar a quantidade necessária de ar, devido ao acúmulo de impurezas neste, o motor apresentará baixo desempenho e aumento no consumo de combustível, principalmente. Porém, caso ele libere em demasia esse ar, a queima teria menos potência e o motor também apresentaria baixa eficiência.
O filtro de ar é capaz de filtrar partículas de ordem em mícrons ou menores.
Devemos lembrar que a troca do filtro de ar deve ser feita regularmente, de acordo com o estipulado pelo fabricante do veículo e pelo fabricante do filtro de ar.