Sistema de abastecimento de água
Ao iniciar um projeto é necessário avaliar a quantidade de água para abastecer certa região no seu presente e para o seu futuro. Essa avaliação além de influenciar em todo o sistema de abastecimento, é utilizada para decidir as condições de financiamento da obra.
Para decidir a quantidade de água necessária e a determinação das vazões exige o exame de diversas questões:
• Alcance de projeto
• Etapas da construção
• Previsões de população
• Estimativas de Consumo
O Alcance de Projeto é onde se determina o número de anos ou período que o sistema deverá atender certa região.
Como diversas partes de um sistema de abastecimento apresentam vidas úteis distintas e maiores ou menores facilidades de ampliação. Tendo em vista essas condições, mas limitações de recursos, dificuldades de financiamento e inconvenientes de ter capacidades iniciais “ociosas”, a construção é planejada em várias etapas.
O consumo de água varia de região para região, cidade para cidade, e dentro de uma mesma cidade pode variar muito de um setor para outro. E nesse consumo está incluso o uso doméstico, comercial, industrial, público, perdas e desperdício.
A soma de todas as parcelas de consumo mencionada leva ao valor médio total, geralmente designado por “consumo per capta” ou “cota per capta” (valor médio anual).
Durante o consumo de água há alguns dias ou algumas horas do dia que a demanda de água é alta, sob a influência das atividades e hábitos da população, condições de clima e outros. Por esse motivo devem-se estudar os momentos de pico da região para utilizar um reservatório que atenda melhor a região nesses momentos de emergência.
Além de se conhecer a população atual e de se prever as populações futuras é também necessário saber como se distribui e como se distribuirão a população, para dimensionar os sistemas de esgotos e instalações hidráulicas futuras.
Captação
Define-se por captação o conjunto de equipamentos e instalações para retirar a água do manancial e