Sistema da Informação
Valor da informação e suas características Prof. Eduardo
Hoje precisamos passar a ter a preocupação em obter qualidade de informação, e não quantidade. O importante é ter a informação certa ou melhor dizendo, adequada à determinada necessidade, no tempo correto e a um custo compatível.
Segundo Stair, o valor da informação está diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização.
Por exemplo, o valor da informação poderia ser medido pelo tempo necessário a tomada de uma decisão ou pelo aumento dos lucros da empresa.
Características em relação a informação relevante, descritas por Stair:
Precisa: Não tem erros. Em alguns casos a informação imprecisa é gerada pela entrada de dados incorretos.
Completa: Contém todos os fatos importantes. Um exemplo de dado incompleto é um relatório de investimento que não inclui todos os custos.
Econômica: Quando analisada a sua produção. Deve ser feito um balanço entre o valor da informação e o custo de sua produção. Características em relação a informação relevante, descritas por Stair:
Flexível: Quando usada para diversas finalidades. Por exemplo, a informação do estoque disponível de uma dada peça pode ser usada pelos representantes de venda na venda e pelo gerente de produção para determinar se mais estoque é necessário.
Confiável: informações confiáveis dependem de coleta de dados confiável.
Características em relação a informação relevante, descritas por Stair:
Relevante: Deve ser pertinente à situação. A informação que o preço da soja caiu pode não ser relevante para um fabricante de computadores.
Simples: Se o tomador de decisão tem informações demais, ele pode não conseguir determinar o que é realmente importante.
Em Tempo: Enviada quando necessária. Saber as condições do tempo na semana passada não ajudará a decidir a