Sistema da informação
A um procedimento constituído de um conjunto de instruções bem definidas, executáveis por alguém, com o objetivo de resolver um problema, chama-se Algoritmo.
A grosso modo pode-se dizer que o homem faz todas as ações de seu dia a dia seguindo algoritmos. É óbvio que estes algoritmos quase nunca estão escritos explicitamente, mas com certeza estão muito bem gravados no subconsciente de quem os executa mecânica e inconscientemente.
Exemplos comuns de algoritmos são as receitas de culinária, os manuais de montagem ou de operação de máquinas, o algoritmo da prova dos nove, o algoritmo para extração de um dente.
Pelos exemplos dados acima parece claro que, quanto mais ignorante no assunto do problema a resolver for a pessoa que vai executar o algoritmo, tanto mais detalhadamente deverá ser este escrito.
EXEMPLO DE ALGORITMO
Suponha que uma pessoa, o Zé, nada conheça de geometria, embora saiba as 4 operações aritméticas. Ele deve ser guiado de forma a calcular a área de um anel circular formado por duas circunferências concêntricas, das quais se conhecem os raios.
SOLUÇÃO
ETAPA 1. Esquematização da Saída e da Entrada
A tarefa de construção de algoritmos deve ser iniciada pela análise do resultado desejado, isto é, do objetivo a alcançar que, neste estudo, será chamado simplesmente de saída do algoritmo. Em seguida se analisam os dados fornecidos para conseguir a saída, isto é, a matéria- prima à disposição, que chamar-se-á aqui de entrada do algoritmo.
SAÍDA
Suponha que se deseja uma saída constituída de uma folha na qual constem os dados e a resposta numérica. Além disso devem constar frases explicando o significado de cada número, conforme indicado na Figura I-3.
Figura I-3. Esquematização da saída desejada para o algoritmo Anel
OBSERVAÇÕES:
* Note que a saída é representada como uma folha com a borda inferior rasgada, em que se escreve o que será impresso. * Os algarismos "9" indicam uma quantidade qualquer. Geralmente cada