Sistema coloniais europeu
É com essa citação de um filósofo grego que o filme Imortais começa e termina. Dos mesmos produtores de 300, trazendo do elenco como Teseu, Henry Cavill e o grande ator Mickey Rourke como o rei Hipérion, o filme é um show de efeitos visuais como 300, com as belas lutas sangrentas dinâmicas nos apresentada em câmera lenta. Sensacional.
O FILME
A narrativa do filme é bem diferente da narrativa mítica. Num primeiro momento, antes de saber qual a história e ver o trailer do filme, quando ouvi dizer o nome Imortais, pensei logo nos guerreiros de elite persas. Me enganei.
No filme, Teseu é criado por sua mãe e é cético em relação aos deuses e tem como tutor Zeus, na aparência de um velho sábio que jamais se revela para ele como deus. É um camponês, filho bastardo que não tem o pai revelado no filme, e a mãe é a todo momento chamada de meretriz, pois dizem que fora estuprada por vários camponeses e depois não houve quem quisesse desposá-la.
O rei Hipérion está em busca de imortalidade, de propagar seus descendentes e que seu nome sempre seja lembrado, para isso ele tenta um grande feito: libertar os Titãs do Tártaro. Na mitologia, os deuses do Olimpo derrotaram os Titãs, inclusive Chronos, pais de Zeus, e foram aprisionados, com exceção do titã Atlas, que foi castigado a carregar o mundo nas costas.
Para libertar os Titãs, Hipérion tenta conseguir a informação de onde está o arco de Épiro, que teria sido criada por Ares e permitiria libertar os titãs do Tártaro.
Hipérion mata a mãe de Teseu, e este sai em busca de vingança, encontra o arco de Épiro que é roubado pelas tropas de Hipérion. Este liberta os titãs do Tártaro e os deuses do Olimpo vem em auxílio para derrotá-los e impedí-los que saiam do Tártaro, façanha que é bem sucedida.
Teseu então é transformado em deus após matar o rei Hipérion, deixando como descendente o filho que teve com a profetisa que o guia.
CONCLUSÃO
Apesar de contar