Sistema circulatório
A VEIA JUGULAR é aquela que percorre os dois lados do pescoço de uma pessoa ou animal e leva o sangue da cabeça ao coração. Uma lesão grave na jugular pode drenar o sangue da cabeça e do cérebro e levar à morte rápida.
A VEIA CAVA SUPERIOR é uma das duas principais veias sistêmicas, ou seja, que vêm do organismo e desaguam no átrio direito do coração. Ela drena o sangue que vem da cabeça e dos membros superiores. Por ela circula sangue venoso, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico. A VEIA CAVA INFERIOR é a principal veia que transporta o sangue venoso do abdómen e dos membros inferiores para o coração.
A VEIA FEMORAL é um vaso sanguíneo que acompanha a artéria femoral. Ela inicia no canal adutor (também conhecido como canal de Hunter) e é uma continuação da veia poplítea. Ela termina na margem inferior do ligamento inguinal, onde muda de nome e se torna a veia ilíaca externa.
A letra A em vermelho é a femoral
A VEIA SAFENA magna, é a veia superficial grossa (subcutânea) da perna e da coxa. Ela serve para facilitar a passagem do sangue para partes inferiores do corpo.
As ARTÉRIAS CARÓTIDAS são vasos sangüíneos que levam sangue arterial do coração para o cérebro.
Cada indivíduo tem duas artérias carótidas. Elas têm sua origem no tórax (arco aórtico); passam através do pescoço, uma de cada lado, até alcançar o crânio.
A ARTÉRIA AORTA é a maior artéria do corpo com diâmetro de 2 a 3 cm. Também é o principal tronco das artérias sistêmicas. Suas principais divisões são aorta ascendente, o arco da aorta, aorta torácica e aorta abdominal.
VENTRÍCULO DIREITO é a cavidade do coração responsável pelo bombeamento do sangue na circulação pulmonar. Recebe o sangue venoso do átrio direito. Deságua no tronco da artéria pulmonar, de quem é separado pela válvula pulmonar.
VENTRÍCULO ESQUERDO do coração humano fica abaixo do átrio esquerdo. No ventrículo esquerdo