Sistema circulatório
É constituído por uma substância intercelular, o plasma (55 %) e por células sanguíneas (45 %), em suspensão no plasma.
Ao conjunto das células sanguíneas, hemácias ou glóbulos vermelhos, leucócitos ou glóbulos brancos e plaquetas, dá-se o nome de elementos figurados do sangue.
A função das hemácias é o transporte de O2 e algum CO2.
A função dos leucócitos é a defesa do organismo.
A função das plaquetas é a coagulação do sangue, formando uma espécie de tampão que impede as hemorragias.
A função do plasme é o transporte dos elementos figurados do sangue, de nutrientes, de produtos de excreção, de hormonas e de anticorpos; tem também um papel importante na coagulação do sangue, devido à presença de proteínas.
Existem vários tipos de vasos sanguíneos:
• Artérias - são vasos com paredes resistentes, espessas e elásticas, constituídas por células musculares. Têm como função transportar o sangue do coração a todas as partes do corpo.
• Arteríolas - são vasos de pequenas dimensões que resultam de ramificações das artérias, através das quais o sangue é libertado para os capilares.
• Capilares - são vasos ainda mais pequenos do que as arteríolas, que resultam de ramificações destas, constituídos por paredes muito finas, com uma só camada de células. Permitem o intercâmbio de diversas substâncias, com os diferentes tecidos orgânicos.
• Vénulas - são vasos de pequenas dimensões, que resultam da junção dos capilares.
• Veias - são vasos de grande calibre com paredes delgadas, que funcionam, basicamente, como reservatórios de sangue. Conduzem o sangue de todas as partes do corpo ao coração e apresentam as válvulas venosas, que permitem que a circulação se efectue num único sentido.
O coração encontra-se alojado na cavidade torácica, entre os pulmões, ligeiramente deslocado para a esquerda.
É um órgão muscular muito activo, dividido em