Sistema circulatório
O sistema circulatório é um conjunto de órgãos responsável por levar oxigênio e nutrientes para as células. Ele é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior. Ele é constituído por tubos chamado vasos e por uma bomba percussora que tem como função impulsionar um líquido circulante de cor vermelha por toda a rede vascular.
O sistema cardiovascular consiste no sangue, coração e nos vasos sanguíneos. O coração é a bomba que promove a circulação de sangue por cerca de 100mil quilômetros de vasos sanguíneos.
Anatomia do Coração
O coração é um órgão humano oco, fica apoiado sobre o diafragma, perto da linha média da cavidade torácica no mediastino. Ele é pequeno aproximadamente 12 cm de comprimento, 9 cm de largura em sua parte mais ampla e 6 cm de espessura. Em uma pessoa adulta tem o tamanho aproximado de um punho fechado e tem um peso variado em 300g.
O coração humano apresenta quatro câmaras ou cavidades, dois átrios ou aurículas e dois ventrículos. O lado direito do coração trabalha apenas com sangue venoso. O lado esquerdo, apenas com sangue arterial. Entre as câmaras do lado direito, há uma válvula chamada de tricúspide. Entre as câmaras do lado esquerdo, a válvula é chamada de bicúspide ou mitral. As válvulas permitem com que o sangue sigam do átrio para o respectivo ventrículo sem que retorne. Defeitos nas válvulas são audíveis ao estetoscópio. São chamados de sopros.
Camadas das Paredes Cardíacas
Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.
O pericárdio fibroso superficial: é um tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelástico. Assemelha-se a um saco, que repousa sobre o diafragma e se prende a ele.
O pericárdio