sistema circulatório e sistema respiratório
A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. Assim, o sangue circulante transporta material nutritivo que foi absorvido pela digestão dos alimentos às células de todo o organismo. Então, podemos dizer que sua função é conduzir oxigênio, substâncias nutritivas através do sangue para todos os tecidos e órgãos.
Além desta função primordial, o sangue circulante transporta também os produtos residuais do metabolismo celular, desde os locais onde foram produzidos até os órgãos encarregados de os eliminar. O sangue possui ainda células especializadas na defesa orgânica contra substâncias estranhas e microrganismos.
O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, no interior dos quais circulam os humores. Os tubos são chamados vasos e os humores são o sangue a linfa. Para que estes humores possam circular através dos vasos, há um órgão central – o coração, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora.
Divisão:
Pelo exposto, conclui-se que o sistema circulatório está assim constituído:
a) Sistema sanguífero, cujo os componentes são os vasos condutores do sangue (artérias, veias e capilares) e o coração.
b) Sistema linfático, formado pelos vasos condutores da linfa (capilares linfáticos, troncos linfáticos e vasos linfáticos e por órgãos linfoides (linfonodos e tonsilas).
c) Órgãos hematopoiéticos, representados pela medula óssea e pelos órgãos linfoides (baço e timo).
Obs.: Os órgãos linfoides são estruturas onde as células envolvidas na imunidade se desenvolvem, proliferam e são capazes de realizar suas funções.
Coração:
É um órgão oco, muscular, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora.
O tecido muscular que forma o coração é de tipo especial – tecido muscular estriado cardíaco, e constitui a sua cama média ou miocárdio. A camada interna que envolve o coração é chamada endocárdio. Externamente ao