Sistema circulatório e linfático
Matéria: Biologia
2014
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 SISTEMA CIRCULATÓRIO
2.2 ASPECTOS GERAIS
2.2.1 GLÓBULOS VERMELHOS
2.2.2 GLÓBULOS BRANCOS
2.2.3 PLAQUETAS
2.3 COAGULAÇÃO DO SANGUE
2.4 COMPONENTES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO
2.5 TIPOS DE SISTEMA CIRCULATÓRIO
2.6 VASOS SANGUÍNEOS
2.7 CIRCULAÇÃO DOS VERTEBRADOS
2.8 CIRCULAÇÃO HUMANA
2.9 SISTEMA LINFÁTICO
3 CONCLUSÃO
4 ANEXOS
5 REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Na biologia, circulação refere-se ao movimento do sangue através do coração e dos vasos sanguíneos. Essa circulação do sangue é importante para que todas as células do corpo recebam oxigênio, alimento, água e muitas outras substâncias.
O sistema linfático é formado por gânglios linfáticos, vasos e capilares linfáticos e órgãos linfáticos. Esse sistema constitui uma via acessória por onde líquidos corporais podem fluir dos espaços intersticiais (dos tecidos) para o sangue.
DESENVOLVIMENTO
Sistema circulatório
O sistema circulatório foi extremamente importante para o aumento da complexidade nos grupos animais, pois constitui um sistema de integração entre as diferentes partes do corpo, que leva nutrientes e oxigênio para as células dos diferentes tecidos e retira delas substâncias tóxicas e gás carbônico.
Aspectos gerais
O plasma sanguíneo é uma solução formada principalmente por água. Nela, encontram-se dissolvidas numerosas substâncias. Os elementos figurados do sangue são os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas.
Glóbulos vermelhos
Cada glóbulo vermelho, mais popularmente conhecida como hemácia, apresenta uma forma discóide achatada e com uma cavidade de cada lado na região central (bicôncava), devido à perda do núcleo durante a sua formação. Nos mamíferos são células anucleadas e praticamente sem nenhuma outra organela celular, apresentando apenas um citoplasma com elevada concentração de hemoglobina, um pigmento