Sistema Circulatório/ Sentidos: visão e audição
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre as principais veias e artérias do nosso corpo — sabendo-se que as veias conduzem o sangue rico em dióxido de carbono, e as artérias transportam o sangue oxigenado — sendo elas as estruturas que formam o sistema circulatório. Foi enfatizada a localização anatômica desses vasos sanguíneos e as regiões pela qual passam, onde possuem a função de fazer a irrigação dos tecidos correspondentes. Também foi tido em vista conceituar as estruturas que formam os sentidos da visão e audição, incluindo sua funcionalidade e localização anatômica.
O PONTO DE PARTIDA: O CORAÇÃO
O coração é um músculo oco que contém cavidades pelas quais o sangue circula. Tem sua função comumente assemelhada a uma bomba: quando relaxado (diástole), aspira o sangue que circula do interior das veias; quando contraído (sístole), impulsiona o sangue para o interior da aorta ou do tronco pulmonar. Todo o nosso sangue deve circular por todas as partes do nosso corpo para que ocorra constante oxigenação de nossas células para seu correto funcionamento.
AS ARTÉRIAS
Tendo nosso sangue chegado ao coração, ele é, consequentemente, impulsionado para todos os tecidos do nosso corpo pelas nossas artérias, partindo primeiramente pela aorta e tronco pulmonar, que irão sofrer suas ramificações e chegar até os mais detalhados pontos do nosso corpo. Essas ramificações descendentes das artérias chamadas sistêmicas atravessam todos os tecidos, exceto das unhas, epiderme, córnea, membranas e a maior parte das cartilagens que são estruturas que geralmente não apresentam necessidade direta de circulação. Tem como característica apresentarem parede elástica para suportarem a pressão sanguínea vinda do coração: quanto mais próxima do coração, mais elasticidade irá necessitar.
Os ramos das artérias