sistema circulatorio
Aparelho circulatório, em anatomia e fisiologia, sistema percorrido pelo sangue através das artérias, dos capilares e das veias. Este trajeto começa e termina no coração.
Nos humanos e nos vertebrados superiores, o coração é formado por quatro cavidades: as aurículas direita e esquerda e os ventrículos direito e esquerdo. O lado direito do coração bombeia sangue carente de oxigênio, procedente dos tecidos, para os pulmões, onde este é oxigenado. O lado esquerdo do coração recebe o sangue oxigenado dos pulmões, impulsionando-o, através das artérias, para todos os tecidos do organismo.
A circulação inicia-se no princípio da vida fetal. Calcula-se que uma porção determinada de sangue complete seu trajeto em um período aproximado de um minuto.
Circulação pulmonar: o sangue procedente de todo o organismo chega à aurícula direita através de duas veias principais: a veia cava superior e a veia cava inferior. Quando a aurícula direita se contrai, impulsiona o sangue através de um orificio até o ventrículo direito. A contração deste ventrículo conduz o sangue para os pulmões, onde é oxigenado. Depois ele regressa ao coração, na aurícula esquerda. Quando esta cavidade se contrai, o sangue passa para o ventrículo esquerdo e, dali, para a aorta, graças à contração ventricular.
Ramificações: as artérias menores dividem-se em uma fina rede de vasos ainda menores, os chamados capilares. Deste modo, o sangue entra em contato estreito com os líquidos e os tecidos do organismo. Nos vasos capilares, o sangue desempenha três funções: libera o oxigênio para os tecidos, proporciona os nutrientes às células do organismo e capta os produtos residuais dos tecidos. Depois os capilares se unem para formar veias pequenas. Por sua vez, as veias se unem para formar veias maiores, até que, por último, o sangue se reúne na veia cava superior e inferior e conflui para o coração, completando o circuito.
Circulação portal: é um sistema auxiliar do sistema venoso. Um