sistema circulatorio
Os grandes vasos do coração incluem a aorta, o tronco pulmonar, as veias cavas superior e inferior e as quatro veias pulmonares .
A veia cava inferior e as quatro veias pulmonares embora possuam trajeto intrapericárdico curto apresentam importância cirúrgica, e como são estruturas anatomicamente relacionados com a base do coração, aqui também serão descritas. Estas estruturas não são incluídas dentro do conceito cirúrgico de grandes vasos da base do coração. Uma vez colocadas estas considerações, descreveremos os grandes vasos do coração, a saber, a aorta, o tronco pulmonar, as veias cavas superior e inferior e as veias pulmonares. Neste capítulo apresentaremos a anatomia cirúrgica dos grandes vasos do coração, lembrando também que o próprio coração é um vaso modificado.
Relações anatômicas do pericárdio com os grandes vasos e suas reflexões
O pericárdio fibroso e o seroso apresentam relações anatômicas íntimas com os grandes vasos, de especial interesse cirúrgico. Ambos os folhetos do pericárdio encontram-se fixados nos grandes vasos cranialmente e ao centro tendíneo do diafragma caudalmente. O pericárdio é atravessado inferiormente pela veia cava inferior, e se funde com a adventícia deste vaso por certa extensão. Cranial e posteriormente, os folhetos