Sistema Circulatorio
INTRODUÇÃO
O Coração é um órgão potente, do tamanho aproximado de12cm de comprimento e 9 cm de largura do tamanho aproximado de um punho fechado, ele tem o formato de cone ou pera, com a extremidade pontuda, o ápice, angulada para baixo e para a esquerda localizada no centro entre os pulmões. O coração é uma bomba dupla, dinâmica incansável e precisamente ajustável que força o sangue por toda a imensa rede de vasos sanguíneos talvez mais de três bilhões de vezes durante a vida.
2
CICLO CIRCULATORIO
A Força do coração proveem das suas duas câmeras inferiores que são os ventrículos cujas espessas paredes musculares contraem-se para impulsionar o sangue para fora em direção ás artérias. As câmeras superiores que são os átrios têm paredes mais finas e funcionam em parte, como reservatórios passivos para o sangue proveniente das veias principais. Cada batimento cardíaco tem 2 fazes principal na primeira faze temos a diástole onde o coração relaxa e se enche de sangue e a segunda faze temos a sístole onde o coração se contrai forçando o sangue para fora, A sístole é estimulada por impulsos elétricos gerados pelo nó sino - atrial ou sinusal denominado de marca-passo é inativo durante a maior parte da diástole, quando a sístole aproxima-se ele começa a enviar uma onda de impulsos elétricos alastram-se através das paredes ventriculares de volta para os átrios dentro de 0,2 segundo após deixarem nó sinoatrial, que então dispara de novo para continuar o ciclo são os impulsos elétricos que irão coordenar os batimentos cardíacos, sendo localizado na região posterior do átrio direito. O ciclo completo dura em média menos de um segundo durante a atividade vigorosa ou tensão, tanto a taxa de batimento quanto o volume bombeado para fora do coração aumentam grandemente.
Entendendo um pouco mais o ciclo circulatório nos temos as veias cava superior e inferior onde transportam o sangue pobre em oxigênio da cabeça, partes superior e inferior do corpo, As